Reparar Inicialização Windows

Alguns comandos úteis:

Se precisar entrar na tela azul de reparo de inicialização do Windows 10 ou 11, basta ligar o computador e, quando aparecer a bolinha de carregamento, resetar ou desligar o computador. Faça isso até entrar na tela de reparo do Windows (cerca de 3 vezes).

sfc /scannow
chkdsk /r c:
bootrec /fixmbr
bootsect /nt60 sys
bootrec /fixboot
bootrec /rebuildbcd

 

Se não deu certo e seu Windows tiver uma versão antes da 1803, você pode tentar restaurar o backup do registro do Windows.

Nesse caso, entre no disco do seu windows e digite:

cd C:\windows\system32
mkdir configBak
copy config configBak
cd config\RegBack
copy * ..\*


 

Explicando cada comando:

_____________________________________

SFC /SCANNOW - Verificador de Arquivos do Sistema (System File Checker)

O comando sfc /scannow verificará todos os arquivos protegidos do sistema, substituindo os arquivos corrompidos por uma cópia em cache que está localizada em uma pasta compactada em %WinDir%\System32\dllcache.
O espaço reservado %WinDir% representa a pasta do sistema operacional Windows. Por exemplo, C:\Windows.
 

Fonte:
https://learn.microsoft.com/pt-br/troubleshoot/windows-server/deployment/system-file-checker 

_____________________________________

CHKDSK /r - Verificador de Disco (Check Disk)


Verifica os metadados do sistema de arquivos e do sistema de arquivos de um volume em busca de erros lógicos e físicos. Se usado sem parâmetros, chkdsk exibe apenas o status do volume e não corrige nenhum erro. Se usado com os parâmetros /f, /r, /x ou /b, ele corrigirá erros no volume.

/f - Corrige erros no disco. O disco precisa ser bloqueado. Se chkdsk não puder bloquear a unidade, será exibida uma mensagem que pergunta se você deseja verificar a unidade na próxima vez que reiniciar o computador.

/r - Localiza setores inválidos e recupera informações legíveis. O disco precisa ser bloqueado. /r inclui a funcionalidade de /f, com a análise adicional de erros de disco físico.

/b - Use apenas com NTFS. Limpa a lista de clusters inválidos no volume e verifica erros novamente em todos os clusters alocados e gratuitos. /b também inclui a funcionalidade de /r. Use esse parâmetro após a geração de imagens de um volume para uma nova unidade de disco rígido.

Fonte:
https://learn.microsoft.com/pt-br/windows-server/administration/windows-commands/chkdsk

_____________________________________

Bootrec - Recuperação de Boot

Quando o computador não consegue iniciar, além de usar a função “Reparo de Inicialização” no ambiente de recuperação do Windows para reparar, você também pode usar o Bootrec.exe no prompt de comando para reparar. Bootrec.exe pode reparar o registro mestre de inicialização danificado (MBR), setor de inicialização e armazenamento de dados de configuração de inicialização (BCD). Isso é útil para solucionar problemas e possivelmente corrigir erros que impedem a inicialização do computador.


/FixMbr - Essa opção grava um MBR compatível com o Windows 7 ou o Windows Vista na partição do sistema. Ela não substitui a tabela de partição existente. Use essa opção quando precisar resolver problemas de corrupção de MBR ou quando precisar remover código não padrão do MBR.
 

/FixBoot - Essa opção grava um novo setor de inicialização na partição do sistema usando um setor de inicialização compatível com o Windows Vista ou o Windows 7. Use essa opção se uma das seguintes condições for verdadeira:

- O setor de inicialização foi substituído por um setor de inicialização não padrão do Windows Vista ou do Windows 7.

- O setor de inicialização está danificado.

- Um sistema operacional Windows anterior foi instalado após a instalação do Windows Vista ou Windows 7. Nessa situação, o computador é inicializado usando o Carregador do Windows NT (NTLDR) em vez do Gerenciador de Inicialização do Windows (Bootmgr.exe).

/ScanOs - Essa opção verifica em todos os discos se há instalações compatíveis com o Windows Vista ou o Windows 7. Também exibe as entradas que não estão no repositório BCD no momento. Use essa opção quando houver instalações do Windows Vista ou do Windows 7 que o menu do Gerenciador de Inicialização não liste.
 

/RebuildBcd - Essa opção verifica em todos os discos se há instalações compatíveis com o Windows Vista ou o Windows 7. Além disso, permite que você selecione as instalações que deseja adicionar ao repositório BCD. Use essa opção quando você precisar recriar completamente o repositório BCD.

Observação: Use a ferramenta Bootrec.exe para solucionar um erro "Bootmgr está ausente". Se a recriação do repositório BCD não resolver o problema de inicialização, você poderá exportar e excluir o repositório BCD e executar essa opção novamente. Fazendo isso, é possível ter certeza de que o repositório BCD está completamente reconstruído.

Para fazer isto, digite os seguintes comandos no prompt de comando do Windows RE:

bcdedit /export C:\BCD_Backup
c:
cd boot
attrib bcd -s -h -r
ren c:\boot\bcd bcd.old
bootrec /RebuildBcd

_____________________________________

RegBack - Backup de Registro

Atenção: O registro do sistema não é mais copiado para a pasta RegBack a partir do Windows 10 versão 1803.

É possível tentar restaurar o registro através do prompt.

Nesse caso, entre no disco do seu windows e digite:

cd C:\windows\system32
mkdir configBak
copy config configBak
cd config\RegBack
copy * ..\*


Fonte:
https://www.youtube.com/watch?v=a-pZydxCYWE

Mais vistos:

Utilitários

Disco 100% no Windows 10