Lições aleatórias

Existem coisas que estão sob nosso alcance de ação e outras não. Precisamos concentrar nosso esforço no que está ao nosso alcance. (Estoicismo)

Quase tudo é simples e o que não é simples, é composto por coisas simples.

As coisas não são difíceis, porém, muitas vezes, precisam de esforço e persistência.

Se existe algo que você precisa fazer, faça!

Se vai fazer algo, faça bem feito. Dê o seu melhor usando toda sua capacidade para executar aquela tarefa.

Você nunca vai conseguir agradar a todos. (O velho, o menino e o burro)

Liberdade não é seguir seus desejos a vontade. Isso é ser escravo dos seus desejos.
A verdadeira liberdade é saber analisar se esse desejo ou ação trará felicidade e compreensão ou sofrimento e conflito a curto e longo prazo e conter os desejos que podem magoar ou prejudicar aqueles que nos rodeiam. 

Você não vai estar sempre motivado para fazer as coisas que tem que fazer, então seja disciplinado, pois a disciplina te trará a verdadeira liberdade. Não seja refém dos seus desejos.

Tenha autotesponsabilidade, pare de reclamar e culpar o mundo. Reclamar só fará com que seu espírito de boa vontade vá embora.

O sofrimento tem origem em nós mesmos: não adianta culpar ou reclamar das ações dos outros ou de algo que está fora do seu controle. Mude seu ponto de vista.

Se você perguntar algo, deve ter a maturidade necessária para receber a resposta.

Quanto mais você busca por algo, mais você reforça o fato da ausência desse algo.
Ex.: Quanto mais você busca a felicidade, mais você reforça que é infeliz. (Lei do esforço reverso)

Não julgue. Ao julgar damos qualidades e defeitos às coisas e atitudes, e isso nos faz ficar satisfeitos ou irados com os resultados. Se aceitarmos a vacuidade das coisas, não há motivo para certo ou errado e não faz sentido ficarmos bravos ou frustrados com o resultado.

Pare de dar sentido a tudo. As coisas tem as características que nós achamos que tem. Cada pessoa tem uma percepção diferente, então as coisas tem sentidos diferentes, depende cada um. Então não perca tempo com isso, apenas aprecie. (Vacuidade)

A vida não é do jeito que queremos. Sempre haverá insatisfação. (Dukkha)

As coisas mudam, sempre. (Anicca)

Você pode ser o que quiser. Livre-se das limitações e percepções que você e os outros colocaram sobre você durante sua vida. Você é o que você viveu, viu e aprendeu. Você é a soma de suas percepções. Então tem todo o poder e potencial de ser quem quiser ser. (Anatta)

Você colhe o que você planta. Você tem o livre árbitrio para fazer qualquer coisa. Arque com as consequências de suas ações e seus hábitos. Escolha fazer o bem. Isso será retribuído. Palavras e pensamentos também geram karma.

Não tenha expectativas. Quem nada tem, nada perde.

Não se iluda: não adianta termos espectativa por nada. Isso só te trará frustrações. Quando alguém lhe fizer algo que você desaprova, reflita: a pessoa fez algo errado de fato ou você esperava uma ação diferente?

Tenha esperança. A esperança não é tão engessada quanto a expectativa. Você estará aberto para a realização de algo.

Desista de planos, não de metas.

Caso tenha expectativa, não ser apegue a ela. Siga a vida.

A mente costuma vagar pelo que já passou e criar expectativas pelo futuro. Isso nos traz conforto. Ocupe-se em prestar atenção no presente. Ocupe o canal da mente no que seus sentidos estão absorvendo do que está ao seu redor.

Fale apenas quando for necessário: Pense no que vai dizer antes de abrir a boca, se não tem nada de bom, verdadeiro e útil à dizer, é melhor se calar e não dizer nada;

A palavra tem poder. Seja impecável com sua palavra. Sabedoria tolteca.

Não se queixe, nem utilize em seu vocabulário, palavras que projetem imagens negativas: Você produz ao redor de ti, tudo o que fabrica com suas palavras carregadas de energia. As circunstâncias que vivemos são simplesmente manifestações externas do conteúdo de nossa conversa interna



Não é pessoal. O que os outros fazem não tem você como alvo. Não é porque respingou em você que você era o alvo. Sabedoria tolteca

Evite julgar ou criticar: Julgar é uma maneira de esconder suas próprias fraquezas. O Sábio a tudo tolera, sem reclamar. Lembre-se de que tudo que te incomoda nos outros é uma projeção de tudo que não venceu em si mesmo;

Se for pra julgar, julgue as atitudes e não as pessoas

Seja discreto e preserve a sua vida íntima: Desta forma se libertará da opinião dos outros e terá uma vida tranquila e benevolente;

Não se dê muita importância e seja humilde: Quanto mais se mostrar superior, inteligente e prepotente, mais se torna prisioneiro da sua própria imagem e vive em um mundo de tensão e ilusões;

Não entre em competição com os demais: Não se defenda. Quando tenta se defender, na realidade está dando importância demais às palavras dos outros e dando mais força à agressão deles;

Observe a vida fluir sem demonstrar resistência: Precisamos nos adequar da melhor forma possível às situações pelas quais passamos, aproveitando os bons momentos e aprendendo com os difíceis;

A vida acontece por si só e, no fim do dia, não temos qualquer controle sobre ela: A verdade é que somos apenas uma peça minúscula no meio de um universo infinito;

Nunca faça promessas que não possa cumprir: Não se comprometa facilmente. Se agir de maneira precipitada, sem ter consciência profunda da situação, criará complicações;

Uma vez que reconhecemos que existe um todo, uma força maior que rege a natureza e está totalmente fora da nossa zona de influência, não faz mais sentido termos o desejo de controlar a vida.


Impermanência: a vida é impermanente. Coisas quebram, vidas se vão, vamos adoecer. O momento feliz não durará para sempre. Portanto sempre se despeça das pessoas que ama com amor. Não sabemos quando será a última despedida.

Interdependência: nada é independente, pelo contrário, dependemos de tudo. Dependemos da chuva, da terra, das pessoas, dos animais, das plantas... Devemos respeitar todas as coisas.

Viva o presente: o futuro não chegou e não podemos prever. O passado já foi e não podemos mudar. A única coisa que temos é o presente não sofra por algo que aninha não aconteceu ou por algo que já aconteceu.

Mais vistos:

Utilitários

Disco 100% no Windows 10