Cabo de Rede - Guia de Sobrevivência

O cabo de rede, também conhecido como cabo par trançado, é composto por 8 fios coloridos trançados em pares e, estes pares, trançados entre si.

O nome par-trançado vem de um processo natural de blidagem eletromagnética que é empregado nesses cabos – o trançamento entre os pares de fios.
Essa blindagem natural consiste na transmissão repetida da mesma informação nos dois fios de um par com polaridades invertidas.
Ao fazê-lo, cada sinal (corrente elétrica) irá gerar a sua volta seu respectivo campo magnético e ambos serão idênticos, no entanto com as polaridades invertidas – ou seja, os campos se anularão.

Cada uma das pontas do cabo tem um conector RJ-45 (ou ISO 8877) macho.
No momento de crimpar (aportuguesado do verbo to crimp, em inglês), o pino 1 do conector de rede envia o sinal em polaridade positiva, e o pino 2, envia o mesmo sinal só que em polaridade invertida, ou seja negativo.
Acontece o mesmo com os pinos 3 e o 6 (não 3 e o 4) que são para recepção




Como se vê na imagem em cima seria:
1º Pino (TX_D1+)  – (Transmite +)
2º Pino  (TX_D1-) – (Transmite -)
3º Pino  (RX_D2+) – (Recebe +)
4º Pino (BI_D3+) –
5º Pino (BI_D3-) –
6º Pino (RX_D2-) – (Recebe -)
7º Pino (BI_D4+) –
8º Pino (BI_D4+) –
 
Mas e se fizer um cabo de qualquer jeito apenas com sequencias pino a pino o que daria? Perda completa de sinal em uma rede de 100Mbps ou maior (já uma rede de 10 Mbps chega a funcionar, pois a velocidade sendo menor que o campo magnético gerado pelo cabo não é suficiente para prejudicar o sinal).

Por isso que o Switch ou HUB fica maluco, o sinal estando danificado, ele fica perdido quando tenta comutar uma velocidade de 10Mbps ou 100Mbps.

Cada par possui uma cor: verde, laranja, azul e marrom.

Para sua crimpagem existem dois padrões estabelecidos pela TIA: T-568A e T-568B.

Ambos os padrões de fiação variam apenas no arranjo dos pares coloridos. Sua escolha pode ser determinada pela necessidade de combinar a fiação, os conectores ou a preferência pessoal existentes, mas você deve manter a consistência, ou seja, mantenha um padrão.

Pares Azul e Marrom

Qual a utilidade dos pares azul e marrom? Até onde pesquisei, não encontrei nada, mas não é por isso que não tenham utilidade.

Hoje em dia são usados principalmente pra PoE (Power Over Ethernet).
Tudo começou com projetos artesanais, que utilizavam os dois pares de fios não usados para transmitir dados nos cabos de par trançado cat-5 para enviar corrente elétrica para dispositivos do outro lado do cabo, eliminando a necessidade de usar uma fonte de alimentação separada. Com o passar do tempo, a idéia acabou pegando e deu origem ao padrão IEEE 802.3af, ratificado em 2005, que já é suportado por diversos produtos.
No padrão, dois dos quatro pares de fios do cabo de par trançado são utilizados para transmitir uma corrente com tensão de 48 volts e até 400 mA o que, depois de descontadas todas as perdas, resulta em uma capacidade de fornecimento de até 12.95 watts. A energia é suficiente para alimentar a grande maioria dos pontos de acesso, telefones VoIP e outros dispositivos menores ou até mesmo um notebook de baixo consumo.
Outro uso dos pares azul e marrom é o cabeamento estruturado, onde a mesma estrutura de cabeamento faz dados e telefonia. No caso, quando o ponto é ativado pra telefonia, o conector RJ11 (4 pinos) encaixa nos pinos 3, 4, 5 e 6 do conector RJ45; assim, os pares 3/6 e 4/5 são utilizados. O par 4/5 é o par azul.
Ou seja, é possível ligar uma linda telefônica upando o par azul, pois eles ficam exatamente no centro do conector, colocando um conector femea no terminal, vc pode conectar um plug RJ45 (rede) ou um plug RJ11 (telefone), o plug RJ11 encaixando no terminal fêmea do cabo de rede.
 

Derivação de um cabo de rede

É possível também fazer uma "gambiarra" nos cabeamentos, derivando um segundo ponto nos dois pares não utilizados.
Vamos supor que deseja puxar mais um ponto de rede do switch até mais um terminal proximo a outro, mas só que a dificuldade de passar mais um cabo de rede é grande, então, tem jeito de ligar 2 computadores em um só cabo?
Tem sim!
Já que a rede só usa 4 fios para receber e enviar dados, porque não aproveitar os fios marrom e azul para funcionar e economizar cabo?
Para isso temos que fazer uma derivação no cabo:
Desplugue o cabo que vc quer fazer a derivação do Switch;
Corte fora o conector;
Desencape o fio mais ou menos uns 30 ou mais centimetros;
Separe os pares Verdes e Laranjas (1º conector), Azuis e Marrons (2º conector);
Dai é só usar a regra "três, pula dois, um" (cada conector com somente 2 pares):

Primeiro conector: usar o Vbr---V---LBr---pula---pula---L
Segundo conector AzBr---Az---MaBr---pula---pula---Ma

Daí é só conectar no switch os 2 conectores e fazer o mesmo na outra ponta do cabo, mas tem que descascar a medida da distancia dos micros, para não ficar feio use a capa azul do cabo para encapar os fios que ficaram para fora que ninguém notara a diferença.

Pronto!

Essa é una derivação na unha, mas existem no mercado esses derivadores prontos.


Cabo direto (Straight-through)

Um cabo direto (também designado de normal ou straight-through) faz uso dos pares 2 e 3. Para produzir cabos straight-through (cabo que usa o mesmo esquema de pinos em ambos os lados) podemos usar nas extremidades a norma TIA/EIA T568A ou a norma TIA/EIA T568B (usualmente esta). Um cabo direto é usado para ligar equipamentos, como por exemplo, PC, servidor, router a um switch, hub ou bridge.

Cabo cruzado (crossover)

Enquanto o cabo direto realizando a comunicação de equipamentos de camadas de redes diferentes, o cross, serve para a comunicação entre a mesma camada. Dessa forma, quando queremos montar um cabo para interligar dois computadores, não precisamos utilizar dispositivos como switchs, já que pode-se ligar uma máquina à outra diretamente. Neste caso, o cabo do tipo “crossover” (cruzado) deve ser utilizado.
É usado para ligações de Hub para Hub, Computador para Computador, Switch para Switch, ou seja, entre equipamentos da mesma camada segundo o modelo OSI.
Para quem ainda não conhece, essa funcionalidade permite ao equipamento descobrir qual o tipo de cabo (cross ou direto) está conectado e automaticamente ele configura sua interface para aceitá-lo.
A quantidade de equipamentos que possuem essa tecnologia é crescente e cada vez mais a utilidade do cabo cross parece em beira da extinção.

 rede fastEthernet prevê dois tipos de equipamentos: os MDI e os MDI-X. PCs, Servidores, Roteadores e equipamentos finais, de forma geral, são equipamentos MDI.

Hubs e Switches são equipamentos MDI-X.
Qual a diferença entre MDI e MDI-X? A diferença está justamente no posicionamento dos sinais TX e RX no conector. Enquanto em um o RX está no par 1/2 e o TX está no par 3/6, no outro se dá exatamente o inverso.


Os equipamentos mais novos não são presos a um modelo --- MDI ou MDI-X. Esses equipamentos percebem se o outro lado está tentando enviar ou receber por um determinado par, e se ajustam para permitir a comunicação. Esses equipamentos são conhecidos como "Auto MDI/MDI-X", e podem usar tanto o cabo direto quanto o cruzado --- desde que montados corretamente.
Atualmente, todos os equipamentos Gigabit Ethernet e a maior parte dos novos equipamentos já suportam Auto MDI-X (Media Dependent Interface with Crossover – troca automática dos pares de comunicação), não existindo assim necessidade de fazer um cabo cruzado para comunicação entre equipamentos que operam na mesma camada do modelo OSI (ex. PC para PC). dois tipos de cabos: diretos e cruzados. O cabo direto deve ser usado entre uma maquina e um Switch. Um cabo cruzado deve ser usado para ligações entre duas maquinas, dois HUBS, dois SWITCHes, ou entre um HUB e um SWITCH.
Para construir um cabo direto, as duas pontas devem ser iguais, do Padrão 568A ou 568B, como descrito acima.
Para construir um cabo com os pares cruzados, (tipo cross-over) uma ponta deve seguir a sequência do Padrão 568A, enquanto a outra ponta deve seguir o padrão 568B.

Cabo invertido

Um cabo invertido (rolled), tal como o nome sugere, as terminações invertidas, ou seja, o pino 1 de um conetor RJ-45 liga com o pino 8 do outro. O 2 liga ao 7 e o mesmo acontece com os outros. Este tipo de cabo é usado para nos ligarmos, por exemplo, a um router ou switch através da linha de consola.

Fontes:

https://semeoconsultoria.com.br/2019/03/15/qual-a-funcao-de-cada-fio-do-cabo-rj45voce-sabe/

http://www.mpsnet.net/virtualshop/DicaseTruques_arquivos/Importanciadacordosfios.htm

https://www.alura.com.br/artigos/entendendo-os-cabos-de-rede

https://www.hardware.com.br/comunidade/rede-cabo/1231418/

https://www.hardware.com.br/comunidade/cabo-utilizar/667131/

https://convexnet.com.br/cabo-crossover-ainda-e-usado/

https://www.hardware.com.br/comunidade/rede-cabo/1231418/

Mais vistos:

Utilitários

Disco 100% no Windows 10