Budismo
As 3 Marcas da Existência
Dukkha
Monge Genshô, explica perfeitamente: Dukkha quer dizer "eixo fora do centro".A vida é assim, como uma roda com o eixo deslocado, hora vai pra cima, hora vai pra baixo. O sofrimento é algo inevitável em nossa vida. A partir do momento em que nascemos estamos sujeitos a ele, todos nós temos momentos satisfatórios e insatisfatórios em nossa vida.
Anicca
Anatta
Karma
Karma, grosseiramente falando e de forma bem simplista, nada mais é do que a colheita do que se plantou.Leonardo Ota, em seu podcast Iluminação Diária, diz: "O plantio é opcional, a colheita é certa". Monge Genshô exemplifica de outra forma: "Você anda na estrada que você pavimenta com suas ações".
Se plantamos boas atitudes, colheremos coisas boas.
As 4 Nobre Verdades
1ª Nobre Verdade: A Existência do Sofrimento
Envelhecimento, dor, doenças, morte...
2ª Nobre Verdade: A Origem do Sofrimento
A origem do sofrimento nasce de dentro de nós. Nós alimentamos expectativas e anseios e não aceitamos as coisas como são.
Nós humanos não gostamos de mudanças. Uma vez ouvi a seguinte frase: "Toda mudança é traumática". De fato, a mudança assusta. Isso vai totalmente contra Anicca. Por isso sofremos. Tememos algo que é constante na vida: A mudança.
Além disso, existem diversas causas de sofrimento e, muitas vezes, as intensificamos demais, de acordo com nossas expectativas, nossos sentimentos ou nossos desejos.
Em nosso mundo atual, somos bombardeados pela necessidade de ter ou ser algo que não temos ou somos. Isso nos leva a darmos valor demais para o que não temos e esquecer o que já possuímos.
Conforme vimos em Anatta, as coisas, fatos e pessoas, simplesmente são. O significado depende de nossa percepção daquilo. Isso ocorre por que, levados por nossas expectativas, nada nos agrada, pois esperamos atitudes diferentes das outras pessoas, causando uma certa frustração.
Por exemplo: O morango é uma fruta azeda? O morango é uma fruta doce? O morango simplesmente é. Se é doce ou azedo, depende do paladar da pessoa que está comendo o morango.
Se alguém te ofende, isso te machuca, pois isso te afetou e gerou um sentimento de raiva em você.
Se você comeu um alimento e não gostou é por causa que o o sabor daquele alimento não te agradou pois, para outra pessoa, esse alimento é saboroso. A comida simplesmente tem aquele sabor, se isso te agrada ou não é de acordo com o SEU gosto. Precisamos aprender a respeitar isso, cada coisa tem sua essência se isso nos agrada ou não depende do jeito como encaramos aquilo.
Então as causas dos sofrimentos estão em nós e não no que ou em quem nos afetou.
3ª Nobre Verdade: A Cessação do Sofrimento
A terceira nobre verdade diz que é possível não sofrer!4ª Nobre Verdade: O Caminho que leva à Cessação do Sofrimento
Todos queremos ser felizes.Mas o que é ser feliz? É ter um bom carro? Tem um bom emprego? Acumular muito dinheiro? Ter poder? Ter um celular de última geração?
Será que isso não nós trará mais problemas ou nos dará uma satisfação momentânea?
Acredito que felicidade é encontrar paz, ficar satisfeito.
Alcançamos bem estar quando estamos bem e as pessoas ao nosso redor estão bem.
Interdependencia
Muitas vezes, as pessoas dizem "Ninguem manda em mim, faço o que quiser" e desconta suas frustrações ou fugindo da realidade fazendo uso de álcool, por exemplo.
Ela não percebe que está fazendo mal para o seu corpo. Não percebe que existem diversas pessoas preocupadas com ele ou ficando triste pelas suas atitudes.
Mais para frente essa pessoa fica hospitalizada devido as suas ações.
Fala Correta
A Fala Correta evita que criemos carma negativo pela palavra. A maioria das pessoas cria grande parte de seu carma negativo por meio de palavras destemperadas. Não devemos ter medo de falar a verdade, mas a forma como dizemos as coisas e o momento que escolhemos para isso são muito importantes. Uma verdade dita na hora errada – corrigir alguém na frente de outras pessoas, por exemplo – pode causar imenso sofrimento. Se mesmo uma verdade pode causar danos, imagine o tamanho dos prejuízos que são gerados com mentiras, aspereza e mexericos!
Precisamos ser compassivos ao falar. Se acreditar que suas palavras poderão ferir os sentimentos de alguém, cale-se simplesmente. Use a voz para trazer gentileza e bondade ao mundo.
Seja encorajador. Às vezes, uma simples palavra pode trazer paz e alegria a alguém. Caso tenha a oportunidade de animar alguém, não se contenha – suas palavras talvez sejam justamente o que ele está precisando ouvir;
Seja prestativo. Utilize as palavras para ajudar o próximo. As palavras podem ser úteis de várias formas – para explicar e ensinar, para incentivar os outros a conversar conosco sobre algum assunto. Este último ponto é bastante importante, uma vez que a melhor forma de aprender o Darma é por meio do diálogo e da argumentação.
Ação Correta
Pensamento Correto diz respeito ao funcionamento da mente. Fala Correta refere-se à utilização da linguagem. Ação Correta abrange tudo o que fazemos com o corpo, incluindo bons hábitos de alimentação e sono, exercício e repouso adequados, hábitos de trabalho e tudo o mais que se relaciona ao corpo e ao carma gerado pelo seu comportamento.
Meio de Vida Correto
Esforço Correto
manifestando a bondade onde ela não existe;
fomentando a bondade onde ela existe;
não manifestando o mal onde este não existe;
extinguindo o mal onde este existe.
Atenção Correta
Concentração Correta
Buda nós ensina isso através do caminho octuplo.
Se dermos valor para o que temos e não para o que falta, percebemos que temos mais do que precisamos.
Se entendemos que tudo muda e que a cada instante eu sou diferente, você é diferente, o brilho do sol é diferente e aceitarmos isso, também as coisas ficam mais simples. As vezes o que uma pessoa nos fez mal ontem, ela já percebeu que estava errada e mudou.
Se não criarmos expectativas sofreremos menos.
Se aceitarmos a velhice e a morte, sofreremos menos.
Não ficarmos sofrendo pelo passado ou tendo expectativas com o futuro.
Perdoarmos o que nos foi feito de mal,
Se não falamos coisas para desanimar, ofender ou prejudicar o outro, isso nos deixará mais perto da satisfação ou da felicidade.
Tudo isso nos conduzirá mais perto da felicidade, da satisfação, da paz.
Fontes:
https://osegredo.com.br/3-crencas-budistas-que-vao-torna-lo-muito-mais-feliz
https://www.templozulai.org.br/quatro-nobres-verdades
https://budismosemduvidas.wordpress.com/2017/06/24/superando-o-autocentrismo/
https://chuvadodharma.blogspot.com/2015/07/as-multiplas-facetas-da-vacuidade-dos.html?m=1